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07/11/2014 - 10h22

O 'Human to Human' do networking - faça diferente

Da redação Emprego Certo

A cena é clássica: você chega a um evento e é recepcionado por um caloroso café e muitos profissionais desconhecidos ao seu redor. A primeira coisa que as pessoas pensam é que precisam exercitar o seu networking e saem na caça de novos contatos, distribuindo cartões de visita, puxando conversas perto da mesa do pão de queijo e balançando mãos para cumprimentar os novos “amigos”. A abordagem muitas vezes não é nada sutil e aquela conversa de corredor pode acabar dando o resultado contrário ao esperado. 

 

O nerworking é uma expressão que representa uma rede de contatos. A palavra é a união dos termos em inglês “net”, que significa “rede” e “working”, que significa “trabalhado” O consultor Renato Gosling, CEO da ProspectaInc., entende muito do assunto e tenta orientar os profissionais para que o networking possa ser uma ação agradável e efetiva. “É uma forma de viver e conviver com as pessoas! Ele tem que ser uma constante na nossa vida. Se a pessoa não gosta de pessoas, então esquece. Tem que ser de uma forma natural e genuína, caso contrário ele não funciona”.

 

 

Bom para você, bom para mim

 

São vários os benefícios que um networking bem feito proporciona ao profissional. Se ele é demitido, por exemplo, com uma boa rede de contatos consegue se recolocar muito rapidamente. A prática também é ótima para prospectar e gerar novos negócios. “Quando prospectam, as pessoas são muito egocêntricas, querem falar delas, do produto delas e não se interessam. Se interesse pelo outro primeiro, estude a empresa. Quanto mais você souber, maior probabilidade você tem de ser assertivo. Acontece muita coisa errada desde a pequena até a grande empresa. Todo mundo passa por essas dificuldades”, comenta.

 

Mas não adianta achar que quanto mais, melhor. Juntar muitos contatos que só fazem volume em sua agenda não vão ajudar em nada. Não se trata de quantidade, mas de qualidade. “O que vale mais? O Renato que possui 1.000 contatos, mas na verdade tem 100 pessoas que confiam e gostam do Renato, ou a Elaine, que possui somente 300, mas 200 contatos são realmente verdadeiros?”, exemplifica Renato.

 

Uma dica importante é que não basta sair jogando cartões ao alto, o ideal é se interessar pelas pessoas antes de sair pedindo o seu contato. “Tente se interessar, ouvir, seja atencioso...Então uma troca acontece. No mundo de correria que vivemos, as pessoas engatam o automático e vão. É momento de parar, pensar e mudar um pouco. Não é o B2B, é o H2H, human to human, pessoa para pessoa”, comenta.

 

 

Agenda, para que te quero?

 

A organização de sua rede de contatos também é relevante para manter seus relacionamentos agrupados por clusters ou segmentos. Como exemplo, Renato contata que organizou a sua agenda em três clusters: agência de propaganda, anunciantes e veículo de comunicação. Cada um deve fazer da maneira que lhe convém melhor.

 

Hoje, existem muitas tecnologias que podem ajudar a manter a rede de contatos atualizada, das mais simples aos aplicativos que podem ser utilizados em celulares e tablets. Renato recomenda algumas: a agenda do Outlook, o LinkedIn Connected e o Evernote Hello. “Quando alguém te fala que a pessoa mudou de empresa, atualize a sua agenda na hora. Não espere sentar um dia para atualizar. Há 20 anos que trabalho com isso e grande parte do que eu sei foi ter aprendido com as abordagens. O primeiro passo é reconhecer esse problema e estar aberto a se capacitar e melhorar”.

 

Vale o clichê: pessoas fazem negócios com pessoas, independentemente da empresa em que estiverem trabalhando. “A empresa é passageira, é quase como se fosse um veículo na nossa vida, a gente vai mudando e o networking não é para a empresa, é para nós”. A pessoa muda de cargo, de empresa, e é preciso sempre atualizar sua rede, o que demanda muita disciplina.

 

Recentemente, Renato lançou um e-book inteirinho dedicado ao Networking que vale a pena conferir (link para download - http://materiais.prospectainc.com.br/ebook-networking-prospecta.)!

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